Função antioxidante
A abobrinha é rica em antioxidantes que combatem os radicais livres que prejudicam células saudáveis, gerando doenças como câncer e envelhecimento precoce da pele.
Para usufruir deste benefício, é indicado consumir o alimento inteiro, ou seja,
aproveitar a polpa, a casca e as sementes. A abobrinha de casca amarela é a que contém mais antioxidantes, como flavonoides.
Para os olhos
Graças a sua função antioxidante, a abobrinha protege os olhos da degeneração macular, evitando as principais doenças da visão, especialmente as decorrentes de idade avançada, como a catarata.
Função anti-inflamatória
Como contém ômega-3 e carotenoides em sua composição, pode ter efeitos anti-inflamatórios que ajudam no combate a inflamações em diversos pontos do organismo, como no trato gastrointestinal e no sistema cardiovascular.
Auxilia no tratamento e prevenção de asma
Suas propriedades ainda auxiliam o organismo a deixar o trato respiratório menos inflamado e mais livre para a passagem de ar, o que pode ser muito útil contra a asma.
Ajuda na prevenção de diabetes
É um bom alimento para auxiliar no controle de diabetes, já que sua alta quantidade de vitaminas, especialmente do complexo B, ajuda a metabolizar a glicose no organismo.
Regula o colesterol
Por ser rico em fibras e antioxidantes, é bom para diminuir o colesterol alto do sangue, o que por sua vez melhora a saúde cardíaca.
Reduz a pressão
A abobrinha faz bem porque é rica em minerais que ajudam a diminuir a pressão arterial, como o potássio, o que se reflete positivamente na prevenção de doenças do coração.
Contra gripes
Alimento com grande concentração de vitamina C, é aliado do sistema imunológico e, desta forma, ajuda a evitar gripes e resfriados.
Para a pele
As abobrinhas, especialmente as de casca amarela, são ricas em antioxidantes excelentes para combater o envelhecimento precoce e para ajudar nos cuidados com a pele.
Benefícios da abobrinha para a gravidez
Com uma composição abrangente de ácido fólico, a abobrinha é importante para auxiliar a divisão celular dos fetos, sendo uma aliada potente de uma gravidez saudável, uma vez que ajuda na síntese do DNA.
É importante lembrar que nenhum alimento isolado, sem condições adequadas para o emagrecimento, pode ser associado a uma perda de peso real, visto que hábitos saudáveis são essenciais para a mudança de peso.
A abobrinha, porém, é uma forte aliada de quem busca emagrecer, já que é rica em nutrientes, fibras e abundante em água. Assim, ajuda a hidratar, energizar e saciar a fome. Além disso, é um alimento muito pouco calórico e cheio de vitaminas.

Abobrinha faz mal?
Qualquer alimento consumido em excesso poderá trazer consequências negativas. Apesar disso, não há nenhum estudo que indique a fruta tenha contraindicações se ingerida de maneira adequada.
Abobrinha crua faz mal?
A abobrinha crua, assim como todos os alimentos consumidos in natura, deve ser muito bem lavada e higienizada. Desta forma, pode ser consumida crua sem nenhum problema.
Muitas pessoas, inclusive, consomem este alimento na salada, apenas temperando e lavando de forma adequada.
Como fazer abobrinha?
Muito comum na mesa dos brasileiros, pode ser consumida como ingrediente principal ou como acompanhamento de outros pratos: refogada, cozida, substituindo a massa de uma lasanha ou do macarrão, e até mesmo crua.
0 Comentários